Endereço, Cidade, Estado, CEPemail@email.com.br(12) 3456 - 7890

As perspectivas do envelhecimento e longevidade diante do avanço tecnológico na saúde

Lu Castro • December 18, 2024

As perspectivas do envelhecimento e longevidade diante do avanço tecnológico na saúde

O futuro da pesquisa sobre o envelhecimento está avançando rapidamente, e as expectativas para os próximos anos são promissoras. Para entendermos melhor os avanços e desafios desse setor, conversamos com José Klein, CEO da Hebex Health Tech Brasil, uma empresa na vanguarda das pesquisas sobre longevidade e rejuvenescimento.

José Klein, fundador e CEO da Hebex Health Tech Brasil


Pergunta: Quais são os principais avanços na medicina que impactaram o rejuvenescimento nos últimos anos?

Resposta: A medicina moderna tem feito avanços significativos no campo do rejuvenescimento e graças ao avanço da tecnologia e uma explosão no poder computacional disponível nos últimos 2 anos, estamos explorando diversas abordagens que antes não eram possíveis. Hoje, terapias celulares e práticas interativas se moldam aos avanços do uso de células-tronco e medicina regenerativa, possibilitando o reparo de tecidos e órgãos envelhecidos.

Aqui na Hebex Health Tech Brasil, estamos investindo em pesquisas sobre terapias já existentes mas pouco compreendidas devido a grande complexidade da super máquina biológica que é o corpo humano. Com o avanço tecnológico, hoje é possível fazer cruzamento de dados já existentes, aprimorando o entendimento e consequentemente, encontrando outras alternativas que antes não conseguíamos enxergar. Basicamente, nosso foco está voltado para o que chamamos de "Parametrização Funcional do Corpo" onde pretendemos encontrar os índices de funcionamento ideal de todas as estruturas do corpo humano, possibilitando um funcionamento "perfeito" e ativando de maneira eficiente a "auto-cura" com os sistemas de reparo já disponíveis em cada um de nós.

Outro campo promissor que estamos focados são os senolíticos, moléculas capazes de eliminar células senescentes, conhecidas como "células zumbis", que contribuem para a inflamação crônica e o declínio funcional dos tecidos além das terapias inspiradas na Ayurveda, como o Rasayana, que fortalece o sistema imunológico e promove a regeneração celular de forma natural.



Pergunta: E quais são as previsões e expectativas destas pesquisas para os próximos anos?

Resposta: Nos próximos 3 anos, a IA e a Medicina Personalizada iniciaram um novo marco na história com tratamentos baseados em IA onde será possível adquirir dados necessários para um treinamento de IA mais amplo, possibilitando identificar novos compostos antienvelhecimento.

Até 2030, teremos disponível  Terapias Senolíticas com medicamentos eficazes retardando o envelhecimento e combatendo efetivamente o Alzheimer, artrite e problemas mais simples decorrentes do envelhecimento e até 2040, a Reprogramação Celular e Terapia Gênica alcançará um marco funcional capaz de reverter boa parte do estrago causado pelo envelhecimento levando em conta que a reprogramação celular baseada nos fatores de Yamanaka está em um nível muito avançado de pesquisas.

Até 2050, o avanço da Nanotecnologia possibilitará o tratamento acelerado ou até mesmo a reestruturação de danos graves no corpo com uso de nanorrobôs reparando celulas e revertendo mutações genéticas. Até 2025, as Céluas-Tronco e bioimpressão de órgãos acabará com filas de transplantes, deficiências físicas e deverá restaurar boa parte dos problemas que conhecemos hoje.


Pergunta: O que podemos esperar no futuro em relação à longevidade?

Resposta: Até 2035, teremos melhora na qualidade de vida e desaceleração do envelhecimento com terapias senolíticas e IA aplicada à saúde. Até 2045, a reprogramação celular e a regeneração tecidual permitirão reverter totalmente danos do envelhecimento e até 2060 chegaremos a um ponto onde o envelhecimento seja altamente controlável ou até interrompido.

Não podemos esquecer que todos estes avanços trarão grandes problemas pois nem todos terão acesso aos recursos disponíveis principalmente pelo fato de colapso no sistema previdenciário, quebra de industrias farmacêuticas que deverão reestruturar  suas receitas para as novas demandas e surgimento de "novas farmácias" pois os medicamentos atuais não serão mais necessários.


A Hebex Health Tech Brasil está na linha de frente desse movimento, ao lado de instituições como Buck Institute, Life Biosciences e Hevolution Foundation e acreditamos que, até o final do século, o envelhecimento pode ser tratado como uma doença crônica controlável ou até curável.

Hebex News

O Corpo é uma Máquina Biológica Complexa
Por Hebex Health 13 de março de 2025
A Ciência da Parametrização do Corpo Humano. O corpo humano pode ser comparado a uma máquina de alta performance, semelhante a um carro de Fórmula 1. Para alcançar seu desempenho máximo, cada componente precisa estar em perfeita sintonia, utilizando os insumos corretos.
Por Hebex Health 18 de fevereiro de 2025
Proteína AP2A1 e o Segredo do Envelhecimento Celular
Por Hebex Health 15 de janeiro de 2025
Riscos e Benefícios do sangue tipo O
Por Hebex Health 10 de dezembro de 2024
Não é Adenocromo nem "A Substância". É tecnologia!
Por Hebex Health 4 de dezembro de 2024
Os avanços Tecnológicos na Saúde impulsionados pela Inteligência Artificial
Por Hebex Health 1 de novembro de 2024
As células, unidades fundamentais da vida podem ter em sua contagem o segredo que procuramos
Por Hebex Health 4 de outubro de 2024
Cronobiologia, rejuvenescimento e os avanços científicos para a saúde e longevidade
Por Hebex Health 10 de setembro de 2024
"MAL" O novo tipo sanguíneo que pode salvar milhares de vidas
Por Hebex Health 7 de setembro de 2024
Experimento em uma caverna para compreender o tempo biológico
Por Hebex Health 6 de agosto de 2024
Visita do CEO da Hebex ao Buck Institute for Research on Aging em Novato CA
Mais Posts
Share by: